Radio Logo
RND
Listen to {param} in the App
Listen to ARTES in the App
(171,489)
Save favourites
Alarm
Sleep timer
Save favourites
Alarm
Sleep timer

ARTES

Podcast ARTES
Podcast ARTES

ARTES

add

Available Episodes

5 of 24
  • Artes - Belgais, o mosteiro dos pianistas
    A 26 de Junho, seis pianistas, duas gerações celebraram a música de Bernardo Sassetti. A Mário Laginha, Pedro Burmester e João Paulo Esteves da Silva, juntam-se a Filipe Melo, Daniel Bernardes e João Pedro Coelho. As notas ecoaram no Centro de Artes de Belgais. Como é que 'os pianos' chegaram a Escalos de Baixo? Para chegar ao Centro de Artes de Belgais é preciso percorrer 25 quilómetros, atravessar aldeias desertas, vislumbrar oliveiras e eucaliptos que nos conduzem à casa da pianista portuguesa Maria João Pires.  Para além da curva da estrada, a casa não se vê, mas conseguimos imagina-la e as expectativas concretizam-se quando se avista a herdade de Belgais. Lá dentro, vinte anos de pormenores construídos com um cuidado que é próprio a Maria João Pires. Com o tempo, ao lago de peixes vermelhos juntaram-se rãs e nenúfares. Quando não tem concertos internacionais, a grande intérprete de Chopin, Mozart, Beethoven trabalha em Belgais, recebendo grupos de jovens pianistas para estágios. Como é que os pianos chegaram a Escalos de Baixo? Muitas pessoas não procuram conselhos, mas aprender a escutar, partilhar sensações, um espaço de reflexão. "Este espaço é muito humilde, não temos meios, é um espaço extremamente humilde, mas a partir do momento em que continua verdadeiro e a servir o objectivo é isso que é importante", descreve Maria João Pires. "Esta é uma casa que construi há muitos anos, há mais de vinte anos. Comprei o terrenos há coisa de quarenta anos, quando ainda era uma ruína com muitas pedras romanas e fui construindo quando isto ainda era muito puro", recorda. O pianista Pedro Burmester assistiu ao nascimento de Belgais, "um espaço à imagem de Maria João Pires. Ela tem uma dimensão mundial como poucos artistas portugueses têm ou tiveram e terão". Para o pianista Filipe Melo Belgais "é uma espécie de céu dos pianistas, este é um sítio perfeito. Neste momento estamos aqui a falar e está aqui um lago, uma brisa incrível e estamos a ouvir dois dos melhores pianistas do mundo a tocar aqui ao lado. Este sítio é como a cultura deveria funcionar, isto deveria ser o normal e não uma excepção". Um espaço onde a criatividade e a imaginação são mestres. "A música mais maravilhosa que existe em Portugal foi feita ou desenvolvida aqui", explica a directora artística da Casa Bernardo Sassetti, Inês Laginha. João Paulo Esteves da Silva estive em Belgais durante uns dias "num mundo melhor", como descreve. É neste espaço que Maria João Pires oferece um ambiente propício à procura individual no que diz respeito à criação artística, desde a música até às artes plásticas." Um sítio que impulsiona a arte, a música e o piano é este. Um sítio incontornável" para João Pedro Coelho.
    9/22/2021
    9:58
  • Artes - A arte de Cátia Esteves na "Paris Design Week"
    Este sábado, termina a Paris Design Week, uma semana em que as galerias da capital francesa se transformaram em exposições de design com mais de 100 artistas de todo o mundo. Entre eles está a portuguesa Cátia Esteves que voltou a ser convidada para participar no evento e nos falou sobre as obras que apresentou, os temas que percorrem o seu trabalho e os próximos projectos.
    9/14/2021
    8:49
  • Artes - Cabo Verde: José Maria Neves tem biografia lançada em Portugal
    "José Maria Neves, Por Cabo Verde" é o título da biografia do antigo primeiro-ministro e candidato a Presidente da República de Cabo Verde nas eleições de 17 de Outubro.Na biografia, da autoria do jornalista José Sousa Dias, além das entrevistas a José Maria Neves, onde são feitas algumas revelações, há uma parte dedicada a depoimentos; Entre outros, participam o antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, o antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, o antigo Primeiro-Ministro de Angola, Marcolino Moco, o Presidente do PAIGC e antigo primeiro-ministro da Guiné Bissau, Domingos Simões Pereira, o antigo primeiro-ministro de Portugal, Francisco Pinto Balsemão, e o antigo Presidente do governo espanhol, José Luiz Zapatero. Em entrevista à RFI, José Sousa Dias revela um pouco do que podemos encontrar no livro e o que está na origem da biografia editada pela Rosa de Porcelana.
    9/8/2021
    9:04
  • Artes - Vera Duarte vai lançar a sua mais recente obra "A Vénus Crioula" em Lisboa
    Esta semana, focamos o nosso olhar sobre a "A Vénus Crioula", o novo romance da autora cabo-verdiana Vera Duarte. Escritora, poetisa, jurista e antiga Ministra da Educação no seu país, Vera Duarte prepara-se para lançar esta nova obra, no próximo dia 10 de Setembro na 91ª edição da feira do livro de Lisboa, estes últimos tempos tendo sido particularmente ricos para a autora, distinguida este ano com o prémio literário Guerra Junqueiro que vai receber no dia 2 de Outubro na cidade da Praia. 2021 está igualmente a ser muito activo em termos de edição para a escritora. Há um pouco mais de um mês, publicou um livro de microcontos intitulado "Desassossegos e acalantos" e, no começo do ano, lançou "Contos Crepusculares - Metamorfoses", ambos frutos dos meses de confinamento resultantes da crise provocada pela pandemia. No seu mais recente livro, "A Vénus Crioula", publicado pela editora 'Rosa de Porcelana', Vera Duarte conta o destino de uma cantora de pés descalços que viaja pelo mundo fora. Ela tem a voz de Cesária Évora, de Sãozinha Fonseca e de tantas outras que inspiraram a autora que diz também ter carregado consigo durante anos a vontade de evocar a história trágico-marítima de Cabo Verde. "Quando era Ministra da Educação e do Ensino Superior, encontramo-nos uma vez, eu e o (então) Presidente Pedro Pires, em São Vicente no Centro Cultural do Mindelo, e em conversa ele disse-me 'há uma história tão grande por ser descoberta e estudada pelos investigadores cabo-verdianos que é a história trágico-marítima cabo-verdiana, porque não está praticamente nada feito'. Aquilo calou muito fundo quando ele fez essa observação e eu, que não sou nem historiadora nem socióloga, não posso ir por essa via, eu pensei 'um dia hei-de escrever um livro que de alguma forma tem uma história de naufrágios para contar'", relata a autora com quem a RFI abordou os seus mais recentes trabalhos, a mensagem que tenta fazer passar e o seu olhar sobre a actualidade.
    8/31/2021
    23:43
  • Artes - Moçambicano Valter Mabas quer dar “mensagem de esperança” no disco de estreia
    “Blue Window” é o disco de estreia do guitarrista e compositor moçambicano Valter Mabas. O projecto é uma simbiose de jazz, funk e blues com ritmos moçambicanos, como a marrabenta e a timbila e, de acordo com o músico, pretende transmitir “uma mensagem de esperança”. Para descobrir neste programa.
    8/25/2021
    11:26

About ARTES

Station website

Listen to ARTES, CIÊNCIA and Many Other Stations from Around the World with the radio.net App

ARTES

ARTES

Download now for free and listen to radio & podcasts easily.

Google Play StoreApp Store

ARTES: Podcasts in Family

ARTES: Stations in Family

Information

Due to restrictions of your browser, it is not possible to directly play this station on our website.

You can however play the station here in our radio.net Popup-Player.

Radio